As Sessões do Parlamento dos Jovens realizam-se, anualmente, na Assembleia da República, desde 1995.
1995
A primeira sessão para jovens com participação de escolas do 1.º ciclo de Lisboa e Porto deveu-se à iniciativa da então Deputada Julieta Sampaio. Designava-se “Parlamento das Crianças e dos Jovens”.
1996
A partir deste ano, realizou-se, anualmente, uma sessão destinada a escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. A coordenação foi assegurada, até junho de 2002, pela sua autora, integrada no Gabinete do Presidente da Assembleia da República.
1998
Assinatura de Protocolo de cooperação com o Ministério da Educação, que estabelece “um sistema permanente de cooperação para a concretização e o desenvolvimento do projeto ‘A Escola e a Assembleia’”, reconhecendo-se que “a abertura da Assembleia da República ao exterior passa pelo reforço dos laços com as escolas e pelo reconhecimento de que a Democracia faz apelo a uma cada vez maior participação cívica e política dos jovens”.
2000
A Resolução da Assembleia da República n.º 59/2000, de 8 de julho, determinou a realização de uma sessão anual também para os estudantes do ensino secundário, designada “Assembleia na Escola”, para se distinguir daquela que se destinava a escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, designada “A Escola e a Assembleia”. A Resolução atribuiu às Comissões Parlamentares de Educação e de Juventude a competência para acompanhar este projeto e definir as respetivas orientações.
2001
A partir deste ano passaram a realizar-se duas sessões anuais, uma para as escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e outra para as escolas do ensino secundário.
2002
A partir de julho, a gestão do programa passou a ser da responsabilidade de uma Equipa de Projeto da Assembleia da República, coordenada por Maria José Silva Santos, até final de julho de 2009.
2004
Alteração do formato das sessões, com o objetivo de promover uma maior aproximação à metodologia do debate parlamentar, dedicando-se um período da sessão na Assembleia da República a reuniões de Comissões e outro período à Sessão Plenária.
2006
A Resolução da Assembleia da República n.º 42/2006, de 2 de junho, aprovou um novo programa, que passou a designar-se Parlamento dos Jovens, como resultado da fusão de duas iniciativas semelhantes destinadas ao ensino secundário: A Assembleia na Escola, promovida pelo Parlamento desde 2000, e o Hemiciclo – Jogo da Cidadania organizado pelo Instituto Português da Juventude (IPJ). O programa Parlamento dos Jovens incluía também a edição dedicada ao ensino básico.
Ainda em 2006 foi alterado o formato das edições para o ensino básico e para o ensino secundário, consagrando-se três etapas: Sessões Escolares, Sessões Distritais ou Regionais e Sessões Nacionais. As Sessões Distritais ou Regionais ganharam especial destaque com a participação sistemática de Deputados da Assembleia da República.
2007
A partir deste ano, cada Sessão Nacional passou a realizar-se em dois dias, sendo o primeiro dia dedicado às reuniões das Comissões e o segundo dia à Sessão Plenária.
Foi assinado um protocolo com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e o IPJ consagrando a articulação do concurso Euroscola com o programa Parlamento dos Jovens/Secundário.
2009
A 28 de julho, a Equipa Parlamento dos Jovens (Equipa de Projeto da Assembleia da República) passou a ser coordenada por Maria José Afonso.
2014
A partir de 1 de setembro, na sequência de uma restruturação da Equipa Parlamento dos Jovens, a coordenação foi assegurada por Marlene Viegas Freire.
2015
No dia 8 de janeiro, é assinado o protocolo de cooperação da Assembleia da República com as entidades parceiras do programa Parlamento dos Jovens: Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Instituto Português do Desporto e Juventude, Direções Regionais da Educação e da Juventude da Região Autónoma dos Açores e Direções Regionais de Educação e de Juventude e Desporto da Região Autónoma da Madeira. Este documento define os termos de cooperação e consolida as competências de cada entidade parceira.
2016
Celebração do 20.º aniversário da primeira edição do programa Parlamento dos Jovens.
Também na edição deste ano há a registar o maior número de escolas inscritas desde que esta iniciativa foi lançada (em 1995), com 937 escolas dos ensinos básico e secundário a marcar presença no programa.
2018
A partir de 4 de maio, tem início um novo ciclo na vida do programa, com a integração da equipa do Programa Parlamento dos Jovens no Gabinete de Comunicação da Assembleia da República, com o lançamento de novos desafios e dinâmicas.
2020
O Programa celebra 25 anos. Têm lugar inúmeras iniciativas, das quais se destacam as seguintes: o vídeo dos
25 anos do Parlamento dos Jovens; o Seminário |
Os Desafios do Parlamento dos Jovens na Idade Adulta e a Exposição Digital |
Olhares de repórter sobre o Parlamento dos Jovens.
2021
Termina a mais longa edição do Programa, que se prolonga por 2 anos letivos, por força da pandemia. Neste ano, e pela primeira vez, as Sessões Nacionais realizam-se por videoconferência, bem como as Sessões Distritais dos círculos que não puderam realizá-las em 2020.